Voluntarismo e humanismo americano
Fonte: Royalty-Free
O Voluntarismo e o humanismo fazem parte dos valores dos Estados Unidos, são práticas sociais realizadas pelos americanos sem fins lucrativos. O trabalho cooperativo é algo comum na americanidade, boa parte da sociedade americana utiliza seu tempo, talentos, habilidades e recursos financeiros em prol do próximo, das comunidades carentes, menos afortunadas e até mesmo em outros países. As ações beneficentes são realizadas por meio de grupos religiosos, organizações de escotismo, grupos formados por funcionários de empresas e até mesmo de maneira individualista, todos com o propósito de servir.
Imagem 2: Voluntários prestando serviço em preparação de refeição
Fonte: Nancy Perry
Embora os americanos sejam considerados indivíduos independentes, eles têm um papel social fundamental que é cumprido através dessas cooperações sociais por meio de caridades e doações. Essas ações acontecem de várias maneiras, muitas pessoas prestam serviço ou fazem doações para as instituições nas quais estudaram, também doam para igrejas e hospitais, pois assim como foram abençoados, devem prestar serviços à sociedade. O voluntarismo faz parte da cultura americana, assim, Alexis de Tocqueville, um historiador e analista político francês, em busca de entender a democracia americana, faz uma representação dessa nação com espírito de caridade:
Os americanos usam associações para dar festas, fundar seminários, construir pousadas, levantar igrejas, distribuir livros, enviar missionários aos antípodas; assim, criam hospitais, prisões, escolas. Enfim, se se trata de trazer à luz uma verdade ou desenvolver um sentimento com o apoio de um grande exemplo, eles se associam (Tocqueville, 1835).
O voluntarismo e humanismo americano surgiu desde a formação do país, em tempos difíceis, muitos cidadão se voluntariavam e formavam grupos de apoio para ajudar outras pessoas. Um dos marcos dessa vislumbre questão do voluntariado ocorreu em 1736, quando Benjamin Franklin fundou o que foi chamado de Primeiro Corpo de bombeiros voluntários, com o intuito de combater e prevenir incêndios na sua cidade.
O Movimento ganhou forças a partir de uma série de ações voluntárias ao longo das décadas. Na década de 1940, durante a segunda guerra mundial, essas práticas se intensificaram, campanhas voluntárias foram formadas para auxiliar os militares e os civis, através de ações relacionadas à saúde, proteção, alimentação, plantações e doações de vestimentas.
Nos Estados Unidos, a ideia de americanidade está intrinsecamente ligada à religião. A cristandade tem influenciado muito no estilo de vida dos americanos, várias ações praticadas são provenientes dos valores e crenças cristãs, um exemplo disso, é o conceito de autodependência e o melhoramento pessoal que começa a ser praticado ainda na infância. Contudo, assim como esses aspectos, o voluntariado e o humanitarismo também são influenciados pela ética cristã que tem um papel essencial na construção da vida dos cidadãos americanos, preceitos estes que, iniciam na infância por incentivo dos pais, até a vida adulta.
Um exemplo de ação humanitária que uniu religião e nação realizada pelos cidadãos americanos, ocorreu em 11 de setembro de 2001, no atentado às torres gêmeas, onde milhares de pessoas morreram e outras ficaram feridas. Assim, “imediatamente, houve uma efusão de amor, caridade, e patriotismo em todo o país”, (DATESMAN at al., 2014, p. 59). Muitos americanos e pessoas de diversos lugares se juntaram com os oficiais em busca das vítimas e manifestaram o espírito de patriotismo, tantas pessoas se voluntariaram que os oficiais tiveram que limitar esse número, como apresenta Datesman. Além disso, milhões de dólares foram levantados para serem doados às famílias das vítimas.
Imagem 3: Voluntários trabalham após o ataque terrorista
Fonte: Reuters
O estudo Voluntariado nos Estados Unidos, realizado pela Bureau of Labor Statistics em 2015, mostra que, cerca de 62,8 milhões de pessoas se voluntariaram entre setembro de 2014 e setembro de 2015. Os voluntários homens chegam a somar 21,8% enquanto que as mulheres chegam a 28,3%. Outro aspecto interessante apresentado na pesquisa, ocorre em relação à faixa etária, cerca de 28,9% dos voluntários possuem idade de 35 a 44 anos, enquanto que pessoas com 45 a 54 anos chegam a 28% dos voluntários.
O trabalho não remunerado em favor da população traz vários benefícios à sociedade e aos indivíduos. Os benefícios sociais são o encorajamento da sociedade cívica e fortalecimento da comunidade local e a união e conexão entre vizinhos, ademais, deixa a nação mais forte. Por outro lado, os indivíduos também são privilegiados por participarem de ações sociais com o crescimento pessoal., tornando-se pessoas mais solidárias e empáticas, além disso, se sentem melhores quanto à saúde física e mental. Por fim, vale ressaltar que, como valores culturais americano, o voluntarismo e humanismo são extremamente importante para a nação.
Keila Lourenço do Nascimento
Referências
CUMMINGS, Elizabeth. Why volunteerism is an Essential American Value. Interexchange, 2015. Disponível em: https://www.interexchange.org/articles/career-training-usa/volunteerism-in-the-us/. Acesso em: 14 de Dez. 2021.
DATESMAN, M. K.; CRANDALL, J.; KEARNY, E. N. The religious heritage of the United States: Strengthening American cultural values. American Ways: an introduction to American culture. White Plains: Pearson Education, 2014. p. 54-62.
OTT, Kevin. History of Volunteerism in America. Love to Know. 2021. Disponível em: https://charity.lovetoknow.com/History_of_Volunteerism_in_America. Acesso em 16 de Dez. 2021.
VANDYKEN, Carol. Volunteering and American Culture. Globiana, 2020. Disponível em: https://globiana.com/volunteering-american-culture/. Acesso em: 15 de Out. 2021.
________. Ben Franklin. In case of fire. Philadelphia. Disponível em: https://www.ushistory.org/franklin/philadelphia/fire.htm. Acesso em: 16 de Out.2021
U.S. BUREAU OF LABOR STATISTICS. Volunteering in the United States, 2015. news.release, 2016. Disponível em: https://www.bls.gov/news.release/pdf/volun.pdf. Acesso em: 16 de Out. 2021.
Comentários
Postar um comentário