O consumismo associado aos valores e ao estilo de vida dos americanos.

By Diana Ribeiro da Silva

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos emergiram como uma das maiores potências do mundo, algo que se faz presente até os dias atuais. Com isso, mediante aos valores que subjaz a cultura americana teremos uma cultura de abundância em todos os sentidos, posto que acredita-se que os Estados Unidos é o país mais próspero, capaz de proporcionar aos indivíduos uma mobilidade social. Assim, ligada à essa cultura, vamos ter diante disso a presença do consumismo atrelado a esse estilo de vida americana, já que “o estilo de vida definido como American way of life passou a simbolizar uma forma de viver e de traduzir valores que mantém íntima relação com o consumo.” (CUNHA, 2017, p. 20). Assim, a imagem passada ao mundo de uma sociedade bem economicamente com a presença de bens de consumo estaria atrelado ao poderio norte-americano.

Figura 1 – Consumismo americano

FONTE: El economista

Como destaca Luiz (2007), o consumismo está de maneira intrínseca associado ao capitalismo, visto que há presença de pressupostos da cultura de consumo. Por ser o capitalismo um sistema que tem como pretensão levar os indivíduos a comprar e consumir cada vez mais os produtos, isso vai refletir no modo de vida das pessoas, em meio às imposições que lhes recai. Vemos assim que, os EUA por ser um país capitalista leva os americanos a um pensamento materialista, pois ao passo que a pessoa possui mais bens e recursos significa que trabalhou duro para conseguir, assim esses bens fazem “[...] com  que  ele  acredite  que  o  ato  de adquirir  tais  gêneros  lhe  proporcionará bem-estar”.  (BITTENCOURT, 2010, p. 104).

Figura 2 - Consumismo

FONTE: Cidadania & Cultura 

Desse modo, ao passo que temos um país industrializado que pretende levar ao mundo a ideia de consumismo às pessoas, vamos ter o reflexo em sua própria cultura, assim “[...] uma construção erigida a partir de paradigmas, de ideologias e de estereótipos que fazem parte do tecido sociocultural de uma sociedade” (CUNHA, 2017, p. 25). Desse modo, as estratégias criadas a fim de levar as pessoas a adotarem certas atitudes e hábitos vão de acordo com os próprios anseios do mercado. Conforme Cunha (2017, p. 69), “o American way of life, responde a estratégias mercadológicas para a consolidação e permanência de um status quo que favoreceria política e economicamente os Estados Unidos”. 

Diante da ideia de consumismo, segundo Rossini e Naspolini (2017) isso foi colocado pelos Estados Unidos e aceito pelos americanos, haja vista a pretensão de desenvolvimento econômico. Assim, é importante ressaltar a questão da obsolescência programada que está diretamente relacionada a essa cultura de consumo, que diz respeito de uma estratégia em que “[...] produto é produzido para durar menos” (ROSSINI; NASPOLINI, 2017, p. 54). Nesse sistema, os objetos têm curta duração o que leva as pessoas cada vez mais a comprar modelos atuais. É importante ressaltar que foi um dos meios usados pelos Estados Unidos para alavancar a economia diante da crise que se deu em 1929, a Grande Depressão. Podemos ver isso em relação aos produtos eletrônicos.

Figura 3 – Obsolescência programada

Fonte: Sustentanova


Nessa perspectiva, vemos uma sociedade cada vez mais consumista, devido a pouca durabilidade dos bens de consumo, como os produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Isso também se dá pelas inovações que vão acontecendo nesse mercado, levando aos indivíduos a comprar novos lançamentos, estando isso ligado à questão de status que vigora na sociedade. Todavia, é importante frisar que essa prática traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente, como destaca Rossini e Naspolini (2017), esse consumismo excessivo acarreta consequências negativas ao planeta, já que revela um estilo que vai em contrapartida a preservação do meio ambiente. 






REFERÊNCIAS

BITTENCOURT, R. N. Os dispositivos existenciais do consumismo. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 118, p. 103-113, 6 dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10182. Acesso em: 16 de dez. 2021.

CUNHA, Paulo Roberto Ferreira da. American way of life: representação e consumo de um estilo de vida modelar no cinema norte-americano dos anos 1950. 2017. 249 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.espm.br/bitstream/tede/277/2/PPGCOM%20Tese%20Paulo%20RF%20Cunha.pdf. Acesso em: 16 de dez. 2021.

LUIZ, L. T. A IDEOLOGIA DO CONSUMISMO. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h027. Colloquium Humanarum[S. l.], v. 3, n. 2, p. 39–44, 2007. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/204. Acesso em: 16 dez. 2021.

ROSSINI, Valéria; NASPOLINI, Samyra Haydêe Dal Farra. Obsolescência programada e meio ambiente: a geração de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Revista de Direito e Sustentabilidade, Brasília, v. 3, n. 1, p. 51 – 71,  Jan/Jun. 2017. Disponível em:  https://core.ac.uk/download/pdf/210565564.pdf. Acesso em: 16 de dez. 2021. 


 

















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